Cada vez que faz o Arroz Tostado, Teodora recorda-se dos casamentos tradicionais da antiga aldeia da Luz. O arroz comia-se nos casamentos e era o prato que se servia no segundo dia de festa. No primeiro fazia-se a sopa de couve (tradicional cozido) e ensopado de borrego. No segundo dia, com o resto das carnes, fazia-se o Arroz Tostado usando os restos das carnes da véspera, que depois ia ao forno da padaria da aldeia. Era esse o prato de que a Teodora mais gostava porque não se fazia em casa. Os pais trabalhavam no campo e sendo Teodora a mais velha dos irmãos, aprendeu a cozinhar por ver e ter de fazer. O arroz adaptou-o à atualidade já que os casamentos são diferentes de outrora e já pouco acontecem na nova aldeia.

Arroz Tostado
-
- Preparação
- Minutes
-
- Cozinhar
- Minutes
- Nível Fácil
Ingredientes
- 1 pato/frango ou restos das carnes do Cozido à Portuguesa
- 1 chouriço
- 2 cebolas grandes
- 1 ramo de salsa
- 4 dentes de alho
- Arroz
- Sal q.b.
Modo de preparação
- 1. Cozer as carnes e o chouriço na panela de pressão com uma cebola partida ao meio, sal e o ramo de salsa. Depois de cozida a carne, reservar a água da cozedura e o chouriço.
- 2. Desossar o pato (se for essa a carne escolhida) e desfiar a carne. Depois faz-se um refogado ligeiro com 1 cebola e o alho muito picados, que se deverá juntar à carne desfiada.
- 3. Com a água reservada de cozer a carne faz-se o arroz – deixar 1 dedo e meio de água acima no nível do arroz para ficar soltinho. Numa assadeira colocar uma camada de arroz, colocar a carne no meio e cobrir com uma última camada de arroz.
- 4. Bater o ovo e pincelar o arroz por cima. Enfeitar a com as rodelas do chouriço e levar ao forno a tostar durante 20 minutos.
- Porções : 8
- Pronto em: 120 Minutes
- Recipe Type : Prato principal
- Ingrediente :pato
