Em casa das tias-avós recebia-se à antiga portuguesa, bem e sem grandes pretensões nem estrangeirismos. Ao almoço e ao jantar a mesa era simples e não havia cá espumas nem reduções e muito menos coisas “sobre camas” do que quer que seja. Não havia centros de mesa com flores, nem elementos decorativos e velas – bastava mesmo os castiçais com os “coutos”, os talheres de prata do dia-a-dia, uma toalha branca e uma empregada a servir, que o resto era dispensável.
Para quem gosta de comer à antiga portuguesa, sem intelectualizar e sem metáforas gastronómicas, nada como uns rissóis de camarão com salada russa.
Neste cenário do século xx, nas cozinhas das tias-avós, reinava o livro de receitas da Isalita, “Doces e Cozinhados”. Embora não ensine e explique o b-a-ba (para seguir muitas das receitas já tem de se ter alguma noção de cozinha), é um bom recurso para esta cozinha clássica e tradicional. Ora aqui fica a receita dos rissóis de camarão da Isalita, revista e melhorada, que em 2006 ia na 28ª edição, da Livraria Sá da Costa Editora.