Para o 1º almoço, do 1º dia de escola, do 1º ano do ciclo, veio-me à cabeça uma sopa bem fresca e colorida – uma sopa fria de beterraba. Como prato principal, o resto de arroz de açafrão com couve, cenoura e curgete salteados e frango desfiado – um arroz colorido, chamar-lhe-iam assim os variados sites de alimentação para crianças. Achei, à partida, que o berrante da sopa e o colorido do arroz seriam o quanto basta para encantar a boca da gaiata. Porque os olhos também comem, lá dizem.
O arroz foi engolido, ainda que vagarosamente, mas a sopa rosa vibrante foi comida à força, sob o dedo autoritário da funcionária da escola. Enganei-me redondamente. Ou foi só nas cores?
Insisto, porque os olhos também comem (talvez, neste caso, mais os dos adultos) aqui fica a receita da sopa de beterraba, bem rápida de se preparar (se comprar as beterrabas já cozidas, como foi o caso).
Estéticas à parte, a beterraba é rica em hidratos de carbono sob a forma de açúcares, sais minerais de cálcio e de ferro. Excelente fonte de potássio e de vitamina A.