Bem-vindo à Mesa Portuguesa.
A reunião já começa na cozinha: quantas pessoas são, o que há, o que se vai fazer, e o que é preciso comprar? Nas casas portuguesas há sempre alguém que comanda os trabalhos. Não é chef, nem cozinheiro, é simplesmente um artesão que vai juntar ingredientes com o encantamento que só uma casa de família consegue ter: a emoção de ter a avó para almoçar, a paixão de cozinhar para a namorada, o desafio de cozinhar para os amigos, o respeito com que se serve o avô, e a doçura de “fazer o gosto ao dente” do neto.
Esta emoção não existe em mais lado nenhum senão nas cozinhas e nas mesas das nossas casas, em que cada ingrediente é acrescentado para contar uma história, e cujo manjar final serve para confortar as bocas que estão – e as que vêm de improviso porque cabe sempre mais uma! A reunião prolonga-se numa mesa de afectos, com a partilha de uma refeição, num dia das nossas vidas que pode vir a tornar-se memória, mas que com certeza já conta uma história. Bebem-se uns copos e fazem-se os brindes. Levantam-se opiniões, mandam-se palpites e trocam-se receitas.
A memória de uma família também se constrói à volta da mesa: as longas conversas, algumas discussões entre gargalhadas, muitas histórias e, por vezes, umas lágrimas pelo meio. E à mesa celebram-se sempre estes encontros, com um prato de comida na frente.
E assim surgiu a ideia: www.amesaportuguesa.pt. Juntámo-nos à mesa de famílias portuguesas, de norte a sul do país, provámos os seus tesouros culinários e ouvimos as suas histórias. Mais do que ensinar a fazer pratos, as receitas contam-nos a história de uma pessoa, de uma casa e de uma família. Descobrimos que, afinal, em cada receita que se troca, se conta uma história.
Bem-vindo! Há sempre um lugar à mesa para si.
Teresa Júdice da Costa
——-
“À Mesa Portuguesa” é uma celebração dos sabores e tradições dos portugueses. É uma homenagem aos artesãos da cozinha portuguesa, feita de cheiros e sabores da casa onde crescemos, apurados em lume brando.
Mais do que preservar, queremos celebrar os encontros a propósito de tudo e de nada—e ser um ponto de encontro de todos os que gostam das “arts de la table” em Portugal e que querem festejar os momentos que acontecem à volta de mesa.