João começou a fazer os seus petiscos, as Migas de Peixe (barbo), depois da pesca, entre amigos. “A gente aqui não tinha mais entretenimentos, não havia discotecas não havia nada, tínhamos que nos entreter assim. Um dia apanhava-se meia dúzia de peixes e fazia-se uma miga. E eram os petiscos que a gente tinha aqui na aldeia. Era um prato que estava sempre pronto, desde que houvesse peixe. Se não houvesse peixe… A miga sem peixe também não dá.”

Migas de Peixe
-
- Preparação
- Minutes
-
- Cozinhar
- Minutes
-
- Doses
- 1
- Nível Médio
Ingredientes
- 3 kg de peixe do rio (de preferência Barbo)
- 3 lt de água
- 1 pimento vermelho
- 1 pão grande caseiro (preferência pão com 3 dias)
- 6 ovos
- Óleo (qb)
- 2,5 dl azeite
- 0,5 kg cebolas
- 0,5 kg tomate
- 0,5 dentes de alho
- 1 ramo de hortelã fresca
- Poejos (qb)
- sal grosso (qb)
- vinagre (qb)
Modo de preparação
- 1. Num tacho coloca-se o azeite e as cebolas cortadas às meias luas finas e deixa-se alourar. Depois da cebola alourada juntam-se os alhos picados, o pimento cortado em rodelas e tomate picado, Deixa-se refogar bem e junta-se a água. Deixa-se ferver durante 20 minutos e juntam-se o sal, os poejos, o ramo de hortelã, as postas do peixe do rio e respectivas cabeças.
- 2. Quando o peixe estiver cozido, retira-se da água, coloca-se numa travessa e polvilha-se de sal grosso (qb) e vinagre (qb).
- 3. A este caldo de peixe juntam-se 6 ovos batidos e 4 colheres de sopa de vinagre - é importante estar sempre a mexer. Tira-se o caldo de peixe do lume e verte-se por cima das fatias de pão previamente cortadas e dispostas em travessas fundas.
- 4. Estas migas acompanham o peixe cozido no caldo e o peixe frito (postas mais finas por causa das espinhas) polvilhado com sal grosso.
- Porções : 6
- Pronto em: 60 Minutes
- Prato : Prato Principal