Da minha vivência nos Estados Unidos, no que toca a hábitos alimentares, e entre os menos “maus”, trouxe um que mantenho aos fins-de-semana, com que já evangelizei a minha filha de 5 anos – comer ovos quentes com torradas ao pequeno-almoço. Cozido o ovo no meu ponto preferido – clara e gema ligeiramente cozidas – temperado com pitada de sal e pimenta moída, mergulho tiras da torrada com manteiga. Claro está que a companhia da minha filha deu outro sabor ao ritual. Já a minha mulher olha-nos com um ar ligeiramente desaprovador, e continua a beber o seu batido de frutas e a comer a sua torrada sem manteiga. Coitada, não sabe o que é bom.
Cada vez que ia cozer o ovo socorria-me da internet. Nas várias fontes, obtinha dicas diferentes. Decidi, então, compilar as várias recomendações e juntá-las à minha experiência.
Antes de mais, e das duas uma: ou retiro o ovo do frigorífico 15 minutos antes de o cozer, ou já com a água a ferver, e antes de o mergulhar na água, por cima do púcaro, coloco o ovo num escorredor, durante 3 minutos, para que o choque da temperatura não seja tão grande – não vá o ovo rachar. Dizem que umas gotas de vinagre na água fazem o mesmo efeito. Em todo o caso, uso o escorredor e resulta sempre, isto é, o ovo não se abre.
Conforme o gosto, e dependendo do destino do ovo, aqui ficam as recomendações dos tempos de cozedura. Atenção, a água já deve estar a ferver.
4 minutos: gema e clara ligeiramente cozidas – o ovo come-se à colher ainda dentro da casca;
5 minutos: clara firme e gema mole;
6 minutos: gema cremosa, começando a definir;
8 minutos: gema definida, mas ainda de cor dourada e ligeiramente cremosa;
10 minutos: gema firme e menos dourada, ligeiramente mole no meio;
12 minutos: gema quase completamente cozida, com ligeira humidade ainda no meio;
14 minutos: gema completamente seca/cozida.
Independentemente da sua opção, passe o ovo por água fria para que a casca se solte mais facilmente.
Bom fim-de-semana na companhia dos filhos, netos, sobrinhos, ou o que for.
O Chef de Serviço desta semana,
Filipe Vasconcellos