Não, não é por causa do dia de S. Valentim que vos trago ou recordo uma história de amor. Quis a natureza que as amendoeiras estivessem em flor nesta altura do ano e quis a lenda que Gilda quase morresse, não de amor, mas por causa de um amor que a levou para longe da sua terra natal. Amor a quanto obrigas.
Assim reza a lenda.
Ainda Portugal não existia e quando o Algarve ainda era Al-Gharb, reinava em Xelb, actual Silves, o jovem rei Ibn-Almundim. Certo dia, após uma batalha vitoriosa, entre os prisioneiros, Ibn-Almundim depara-se com uma princesa de porte altivo e beleza nórdica, Gilda de seu nome. Impressionado e encantado, o rei concede-lhe a liberdade, conquistando-lhe a confiança e o coração. De regresso a Chelb, vivem felizes durante algum tempo, até que a bela princesa, nostálgica, adoece sem razão aparente. Ao ver Gilda tão triste, Ibn-Almundim entristecia também, pensando que tudo faria para a fazer feliz.
Foi ao cavalgar pelos seus domínios que lhe ocorreu transformar o Al-Gharb numa terra encantada e branca de neve. Ordenou que fossem plantados pomares de amendoeiras, desde as muralhas do palácio, até onde a vista se perdesse.
Nesse mesmo Inverno, o rei levou a princesa à janela do terraço e viu as forças e o ânimo regressarem a Gilda, após ter visto a paisagem deslumbrante das flores brancas, qual campos nevados da sua terra natal. Desde então, o rei mouro e a princesa nórdica viveram longos anos de amor reforçado, aguardando, ano após ano, cada Inverno e a magia das amendoeiras em flor.
Seja pelo S. Valentim, seja pela Gilda, aqui fica a sugestão deste belo Bolo Branca de Neve para este fim-de-semana amoroso.
Para além da receita, outra recomendação – ir ao Algarve namorar e ver a “neve”. A Associação Odiana ajuda-vos com ideias de passeios – o «Caminho da amendoeira», um percurso pedestre de pequena rota, com uma distância aproximada de 11 km na localidade de Alta Mora, concelho de Castro Marim.
Maria Vasconcelos, O chef de serviço desta semana
Fotografia de Teresa Novak

Bolo Branca de Neve
Em homenagem às amendoeiras em flor e à lenda de Princesa Gilda que tinha saudades da neve do seu país, eis o Bolo Branca de Neve.